segunda-feira, 27 de maio de 2013

Seduc e Sema promovem encontro preparatório para Conferência Nacional pelo Meio Ambiente


As Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) estão promovendo, a partir desta segunda (27) até quarta-feira (29), uma série de atividades do Programa de Educação Ambiental do Estado, visando à realização da II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, etapa preparatória à IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, a ser realizada no período de 25 a 29 de novembro, em Brasília-DF.
Participaram da abertura o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Carlos Vitor Guterres Mendes; o secretário-adjunto de Planejamento e Orçamento da Seduc, Lívio Jonas Mendonça Correa; o superintendente do Ibama no Maranhão, Pedro Leão da Cunha Soares Filho; o coordenador Geral da Educação Ambiental do MEC, João Vicente de Freitas; e os consultores em educação ambiental, Daisy Cordeiro e Cristiano Cunha.
Segundo Lívio Correa, “a realização da Conferência é um marco à implementação da educação ambiental nas escolas, ao envolver toda a comunidade escolar em uma vivência pedagógica voltada ao meio ambiente.”
No mesmo sentido, o superintendente do Ibama no Maranhão, Pedro Leão, destacou a importância da parceria entre os órgãos pela educação ambiental. “Estamos sempre abertos a novas parcerias que visem à preservação do meio ambiente e a propagação desse ideal às novas gerações”
Em um segundo momento, a secretária-adjunta de projetos especiais, Conceição Andrade, convocou os participantes membros da Comissão Organizadora Estadual a participarem da palestra “A IV CNIJMA – Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, ministrada por João Vicente de Freitas, coordenador geral da Educação Ambiental do MEC. Ele explicou aos presentes o funcionamento das etapas de realização da conferência e lançou sugestões à abordagem a ser utilizada nas escolas para realização da discussão ambiental.
Encerrando a primeira manhã de trabalhos, foi realizada uma apresentação musical dos jovens Ana Carolina Tenório e Marcos Abraão Borges Santos, participantes maranhenses do programa Jovens Embaixadores.

IV CNIJMA
A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora.
A Conferência será realizada em Brasília-DF, no período de 25 a 29 de novembro e contará com a participação de cerca de 700 delegados de 11 a 14 anos, provenientes de todas as Unidades Federativas.
A Conferência Nacional trabalhará a temática Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis a partir dos projetos de ação selecionados na etapa estadual, utilizando metodologias participativas e processos de educomunicação que serão detalhados posteriormente, constituindo-se em um processo pedagógico que traz a dimensão política da questão ambiental para os debates realizados nas escolas e comunidades, na construção coletiva de conhecimento e no empenho nas resoluções de problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo dos adolescentes e jovens.
A IV CNIJMA é destinada ao público das escolas do Ensino Fundamental, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como das escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, e tem o desafio de mobilizar toda a comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário